Monthly Archives: novembro 2015

  • 0

Até mesmo os Googlers tem medo de arriscar

Category : Bússola Digital

Olá,

Saber que mesmo os funcionários de uma das mais inovadoras e admiradas empresas do mundo tem medo de se arriscar é meio surpreendente, certo? Afinal, ter passado por um processo seletivo concorrido, estar rodeado de pessoas que querem fazer algo diferente no mundo, dentro de uma empresa que estimula a inovação no seu dia-a-dia, parece ser o contexto ideal para correr riscos.

O fato é que uma pesquisa interna conduzida pelo RH do Google descobriu que a “segurança psicológica” era o fator de sucesso mais importante para os funcionários: a sensação de poder se arriscar sem ficar inseguro ou constrangido, caso algo desse errado.

Uma das formas que alguns times encontraram para melhorar essa questão foi criar o hábito de começar toda reunião de equipe contando sobre os riscos que correram na semana anterior. Isto encorajou as pessoas a também correrem riscos (para terem histórias para contar) e tornou mais comum esse “sentimento” de se arriscar.

Em se tratando de Google, tudo foi medido e a melhoria de satisfação confirmada através de uma ferramenta chamada gTeams, segundo esta matéria da Business Insider.

Achei formidáveis a simplicidade e eficácia dessa prática e quis compartilhar. Se você tiver curiosidade sobre a vida de um Googler, confira os posts Life at Google (em Inglês) e as 10 verdades em que acreditamos, ambos materiais institucionais da Google.

Abraços,

Fabrício Fujikawa
ViaDigital.Solutions
Métodos de startups aplicados a soluções empresariais


  • 0
Aplicativo Monese

Já é Possível Abrir uma Conta Bancária com Selfie e Passaporte

Olá,

Tudo bem? Sabe aquela tecnologia do Facebook que (quase sempre) reconhece as pessoas que estão nas suas fotos?

Agora, imagine-se no desafio de chegar num país como imigrante e ter que abrir uma conta bancária… por onde começar?

Curiosamente, a mesma tecnologia de processamento de imagens que identifica seus amigos no Facebook também está sendo usada para facilitar a vida dos imigrantes.

O aplicativo da startup Monese utiliza a foto do seu passaporte, mais uma selfie, para validar informações biométricas, dados do chip do passaporte e garantir que o documento é de fato seu. Segundo o fabricante, é praticamente impossível burlar o método de identificação utilizado.

Aplicativo Monese

Aplicativo Monese

Para permitir a abertura da conta, o app ainda verifica seu endereço (não apenas o endereço natal, mas de outras localidades onde tenha morado) e uma lista negra de terroristas e organizações de lavagem de dinheiro.

Se você for aprovado em todos os critérios, terá sua nova conta bancária. Talvez agora você esteja se perguntando: “mas quem será que pode abrir conta assim?”.

Não por acaso, é a primeira resposta da FAQ do site (grifo meu): “If you’re at least 18 years old and live in the EEA (European Economic Area), you can open an account with us, regardless of your citizenship or financial history. Yes, you read that right. Anyone with an EEA address can apply.

Em que mundo vivemos! Espero que você tenha gostado e até a próxima.

Um abraço,
Fabrício Fujikawa
ViaDigital.Solutions
Métodos de startups aplicados a soluções empresariais


  • 0

Os Resultados de Uma Cobrança Gentil

Tags :

Category : Bússola Digital

Olá,

Tudo bem? Hoje trago para você os resultados daquele template de email para uma “cobrança gentil”.

Usei o template quando precisava pedir uma resposta final de alguns clientes para quem tinha mandado propostas de serviços de arquitetos para projetos de Mais Valia, através do Canal de Serviços.

Eu já tinha pedido a resposta uma vez, mas ainda não tinha recebido. Portanto, era uma “cobrança” pela resposta.

Quando eu tinha o cliente cadastrado, dei preferência para o WhatsApp, porque queria um retorno mais imediato. Quando não tinha, mandei por email.

Veja o texto que usei:

Os resultados me surpreenderam! Enviei 16 mensagens e recebi 10 respostas, ou seja, 62,5% de retorno. Todas elogiaram o serviço e agradeceram a atenção. Veja alguns exemplos:

Bacana, né? Se você experimentar esse template também, compartilhe com a gente seus resultados. 🙂

Um abraço,
Fabrício Fujikawa
ViaDigital.Solutions
Métodos de startups aplicados a soluções empresariais


  • 1

As 7 Baratas da Internet que Podem Ajudar Você

Tags :

Category : Bússola Digital

Olá,

Tudo bem? No evento Web Summit de 2015 que ocorreu em Dublin, o fundador do Slack, Stewart Butterfield, disse que o email é “a barata da internet” e que ainda teremos que conviver uns 30 a 40 anos com ele.

Se Butterfield estiver certo, então vale uma olhada atenta ao artigo “As 7 Baratas da Internet…”, ou melhor, “Os 7 emails que você precisa saber escrever“.

Por exemplo, qual o email perfeito para enviar para pessoas muito ocupadas?

Como era de se esperar, a primeira dica é para o assunto do email. Você pode escolher focar na curiosidade, na utilidade, ou nas duas. Nesta mensagem, tentei focar em ambas. Se você estiver lendo aqui, é porque provavelmente funcionou. 🙂

Outro exemplo que gostei: como cobrar uma resposta de alguém por email de forma gentil?

O artigo sugere enviar uma nova mensagem mais ou menos 1 semana depois da primeira, dizendo:

[Nome], espero que seu dia esteja bom! Perdoe-me por este novo e-mail, mas eu só queria reforçar o e-mail abaixo e ver o que você acha. Não considere isso como nada além de um cutucada amigável!

Eu achei bem leve e prático. Vou usar na primeira oportunidade, porém provavelmente trocando a palavra “cutucada” por “lembrete”, porque combina mais comigo. Depois compartilho o resultado.

Espero que tenha gostado. Até a próxima!

Um abraço,
Fabrício Fujikawa
ViaDigital.Solutions
Métodos de startups aplicados a soluções empresariais


Receba nosso Boletim

Grátis, diretamente em seu email, artigos sobre métodos de startups aplicados a soluções empresariais.