Gestão do Conhecimento e Lições Aprendidas na Implantação de Scrum

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Gestão do Conhecimento e Lições Aprendidas na Implantação de Scrum

Category : Bússola Digital

Olá,

Tudo bem? Uma dúvida muito comum para quem vai contratar uma consultoria para implantar o Scrum é: “Como fazer a gestão do conhecimento da implantação do Scrum?”

A preocupação é garantir que a equipe interna absorva o conhecimento sobre o método Scrum, para que possa andar sozinha depois.

Saiba neste depoimento de Cláudio Barizon (*) quais foram suas experiências com o tema e as lições aprendidas de sua primeira implantação de Scrum com uma consultoria externa, quando era Gerente de Desenvolvimento de Produtos da Infoglobo:

  • A opção de contratar uma consultoria externa para implantar a metodologia Scrum
  • A escolha de um produto digital como projeto piloto para a implantação
  • A importância da base conceitual teórica do Scrum para o sucesso de uma implantação
  • A gestão do conhecimento na implantação do Scrum
  • Lições aprendidas: o que funcionou bem e o que não funcionou bem
  • A gestão das pessoas na formação de um time Scrum
  • Como o próprio Scrum ajudou na implantação da metodologia ágil

(*) Cláudio Barizon é Diretor de Negócios Digitais da ViaDigital.Solutions e liderou a implantação das metodologias ágeis na TI da Infoglobo

Veja a seguir alguns pontos de destaque:

A opção de contratar uma consultoria externa para implantar a metodologia Scrum: “O consultor Juan Bernabó nos apresentou como faríamos o projeto e nos ajudou muito a entender o novo modelo de atuação: como funcionava, que práticas eram essas.”

A escolha de um produto digital como projeto piloto para a implantação: “Assim que conhecemos o Scrum, para a gente ficou claro que ela seria muito aderente a um produto digital.”

A importância da base conceitual teórica do Scrum para o sucesso de uma implantação: “Na minha humilde opinião, várias das práticas já vinham sendo usadas de maneira instintiva, mas na verdade a gente não tinha a base conceitual correta e foi muito bom entender como funcionava e poder melhorar a forma de aplicar essas práticas.”

A gestão do conhecimento na implantação do Scrum: “Nós tínhamos o interesse de gerar aprendizado para algumas pessoas do nosso time. Então, nós inserimos algumas pessoas da nossa equipe nesse time de projeto (o projeto piloto) para elas absorverem o processo, como que criando um ‘cinturão’ de pessoas nossas ao redor desse time. Isso acabou não funcionando tão bem.”

A gestão das pessoas na formação de um time Scrum: “Tivemos muito atrito, muito calor, muita fricção e um pouco de vaidade porque eram pessoas de times diferentes.”

Lições aprendidas: o que funcionou bem e o que não funcionou bem: “As pessoas podem até ser de equipes diferentes, mas elas precisam se ver e se comportar como um time só. (…) A partir daí, começamos a usar scrum masters internos, porque achamos importante que a pessoa conhecesse os processos internos da empresa.”

Como o próprio Scrum ajudou na implantação da metodologia ágil: “Usamos as próprias práticas do Scrum para avaliar o que estava funcionando e não estava funcionando na implantação do Scrum. O apoio (do consultor) foi fundamental para a gente ter pensado nas perguntas certas e encontrado suas respostas.”

Espero que tenha gostado e que a experiência seja útil, caso esteja pensando em implantar uma metodologia ágil. Por favor, deixe seus comentários abaixo.

Um abraço,

Fabrício Yutaka Fujikawa
ViaDigital.Solutions
Métodos de startups aplicados a soluções empresariais


About Author

Fabrício Yutaka Fujikawa

Aplico de forma pragmática metodologias para gerar valor com eficiência. Uso processos de trabalho simplificados, com melhoria contínua e incremental. Sigo metodologias, mas sou receptivo a inovações. Aprecio e pratico a culinária japonesa. Tenho um site em que compartilho minhas experiências: http://cozinhajaponesa.com.br/.

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