O que será que o próprio time acha da retrospectiva?

  • 0
Retrospectiva Scrum

O que será que o próprio time acha da retrospectiva?

Tags :

Category : Bússola Digital

Olá,

Quem ainda procura por uma oportunidade de trabalhar com Scrum na prática, costumar ter muitas curiosidades. (Não estou falando de curso de Scrum, refiro-me ao dia-a-dia, a fazer parte de um time Scrum de verdade.)

Um dos ritos mais intrigantes costuma ser a retrospectiva. Particularmente, eu acho o rito mais importante, porque é nela que vejo a oportunidade concreta da melhoria contínua dos processos.

Outro dia recebi um depoimento de um analista que trabalhou com a gente no Portal do Gerenciamento das Obras do Parque Olímpico. Veja o que ele disse sobre a retrospectiva (vou deixar exatamente com as palavras dele):

Po esqueci de falar na auto avaliação, acho q é outro ponto excelente, a “lavagem de roupa suja” ajuda a ver se tem algum gargalo na equipe/processo ou ate te faz refletir como vc poderia contribuir melhor em todo o processo.

É bacana, não é?! Um ponto importante é que ele estava bem desmotivado antes de usarmos o Scrum e depois virou completamente o jogo, realizando todo o seu potencial como profissional. “Dê autonomia ao time, que ele te entrega resultados.”

É fato.

Um abraço,

Fabrício Fujikawa
ViaDigital.Solutions
Métodos de startups aplicados a soluções empresariais

PS: a foto que ilustra a matéria é deste post (em Inglês) que, curiosamente, incentiva a abolir a retrospectiva. Coloquei o link aqui porque sou a favor da pluralidade de ideias. Vale conferir. 🙂


About Author

Fabrício Yutaka Fujikawa

Aplico de forma pragmática metodologias para gerar valor com eficiência. Uso processos de trabalho simplificados, com melhoria contínua e incremental. Sigo metodologias, mas sou receptivo a inovações. Aprecio e pratico a culinária japonesa. Tenho um site em que compartilho minhas experiências: http://cozinhajaponesa.com.br/.

Leave a Reply

Receba nosso Boletim

Grátis, diretamente em seu email, artigos sobre métodos de startups aplicados a soluções empresariais.