Aplicativo para a Rádio Cruzeiro do Sul FM

Aplicativo Rádio Cruzeiro do Sul FM - tela principal

Pouco depois do trabalho de diagnóstico de maturidade digital e da geração de plano de ação para o Jornal Cruzeiro do Sul, fomos procurados pela Rádio Cruzeiro do Sul FM, de Sorocaba, que queria desenvolver um aplicativo móvel com diversas opções: além do player para ouvir a emissora, feed de notícias, participação de ouvintes com envio de fotos, videos e áudio, login com facebook, compartilhamento, etc.

Aplicativo Rádio Cruzeiro do Sul FM - tela de notícias

Aplicativo Rádio Cruzeiro do Sul FM – tela de notícias

Em geral, o cliente traz o pedido pronto. Desta vez, não foi diferente. Buscamos a relação para mudar a relação, apresentando nossa abordagem de entender o problema para depois pensar na solução, priorizando as funcionalidades de maior valor para o negócio.

Definimos que o principal valor que o aplicativo agregaria para o ouvinte seria permitir que ele levasse a sua Rádio Cruzeiro do Sul FM para qualquer lugar.

Feito isso, partimos em busca dos parceiros: um serviço de streaming de áudio para transmissão ao vivo e também pesquisamos plataformas de aplicativos específicos para rádios.

Estabelecemos então uma parceria com a MobRadio, que tinha a solução mais adequada.

Aplicativo Rádio Cruzeiro do Sul FM - tela principal

Aplicativo Rádio Cruzeiro do Sul FM – tela principal

Assim, geramos uma solução mais rápida para o cliente lançar seu aplicativo, entregando de imediato seu principal valor. Algumas funcionalidades, como participar enviando fotos e login com Facebook, por exemplo, ficaram de fora. Outras foram adaptadas, como o feed de notícias, que foi substituído por uma webview.

Isto não quer dizer que elas nunca serão desenvolvidas. Elas podem, sim, fazer parte da evolução do aplicativo. Assim como podem ser trocadas por outras funcionalidades que sejam mais relevantes. Neste caso, o cliente ganhou uma versão do app para o Windows Phone, algo que estava fora do “pedido” original.

É assim que trabalhamos: entregar primeiro o que tem mais valor para o negócio, com flexibilidade para ajustar o escopo conforme o aprendizado que ganhamos (nós e o cliente).


Receba nosso Boletim

Grátis, diretamente em seu email, artigos sobre métodos de startups aplicados a soluções empresariais.