Capas do Futuro do Jornal Extra – Naves do Conhecimento

Em comemoração aos 450 anos da cidade do Rio de Janeiro, o Jornal Extra e a Prefeitura do Rio promoveram eventos culturais em 4 Naves do Conhecimento espalhadas pela cidade. Neles, foram expostas 45 capas do Extra com fatos marcantes da história do Rio, como se o jornal já existisse desde a fundação da cidade: um conteúdo original e educativo, que uso como fonte de consulta e diversão.

O nosso projeto, porém, contemplou uma “brincadeira” interativa, onde, através de um aplicativo especialmente desenvolvido para o evento e disponibilizado em “LanTables”, o público pôde escolher e compartilhar a “Capa do Futuro”, com notícias que gostaria de ver publicadas.

Foi um baita desafio, pois a meta era disponibilizar a aplicação para o Jornal Extra em apenas 1 semana. Uma semana! E a tarefa não era simples. No entanto, pudemos aplicar rigorosamente o conceito de MVP (Minimum Viable Product) e coleta de feedback de usuários para a tomada de decisão.
Capa1
Além da montagem da capa, a aplicação foi idealizada com uma funcionalidade para compartilhar a capa a partir de 3 opções: e-mail, Facebook e Twitter.

Combinamos com o cliente para lançarmos o produto em três ondas: a primeira com compartilhamento por e-mail, a segunda incluindo o Facebook e a terceira com o Twitter.

Isto é uma prática muito comum entre as startups: fazer uma primeira versão do produto com o mínimo possível (MVP) e colocar logo em teste para validar as hipóteses de negócio.

O lançamento foi um sucesso e o público adorou a ferramenta!

Capa3 Capa2

Capa4

Como acreditamos na validação das hipóteses através de dados concretos, aproveitamos os primeiros dias para solicitar às promotoras que coletassem feedback do público se sentiam falta das opções de compartilhamento pelo Facebook e Twitter.

Por mais contraintuitivo que pareça, compartilhar por Facebook e Twitter mostrou-se completamente dispensável. Se tivéssemos feito, teria sido esforço em vão. Reconversamos com o cliente e decidimos por não fazer essas funcionalidades.

Ao invés de trabalharmos no Facebook e Twitter, decidimos melhorar a funcionalidade do teclado virtual, para digitação do e-mail, que foi embarcada na segunda versão da aplicação.

Talvez você esteja se perguntando se o cliente ficou realmente satisfeito com essa mudança do escopo original. Afinal, como pode “não ter opção de compartilhar por Facebook”, não é mesmo?

Veja o depoimento dele: “Agradeço o esforço em fazer acontecer mesmo com tempo jogando contra. Na minha avaliação o projeto é um sucesso! Peço que retransmita os meus Parabéns a toda turma envolvida no processo e espero fazer muitos outros trabalhos com essa galera nota 1000.” (Anderson Goes – Diretoria Comercial).

Capa5


Receba nosso Boletim

Grátis, diretamente em seu email, artigos sobre métodos de startups aplicados a soluções empresariais.