Ofertas de Presentes

As empresas de mídia impressa passam por um enorme desafio: como sobreviver na era da transformação digital? Uma saída clássica é criar produtos digitais para compensar a perda de receita de anunciantes dos veículos impressos.

Fomos chamados para desenvolver um produto sazonal, com viés de e-commerce. Como naturalmente acontece, recebemos uma “encomenda já definida” no final de Março/2015. Fizemos uma teleconferência no dia 27 e mostramos nossa filosofia de trabalho: entender o problema e recomendar soluções, buscando extrair o máximo de valor dos recursos nativos de plataformas existentes.

Ofertas de Presentes (site mobile)

Ofertas de Presentes (site mobile)

O cliente se mostrou muito parceiro e aceitou boa parte de nossas sugestões. Ao invés de desenvolvermos um novo sistema, decidimos utilizar o WordPress e o Google Analytics como as plataformas tecnológicas da solução.

Menos de uma semana depois, em 2/abr, apresentamos a primeira versão funcional para o cliente (software funcionando; nada de PowerPoint). Para agilizar a comunicação e o trabalho colaborativo com o cliente, utilizamos a plataforma Trello. Em 3 semanas, o projeto estava entregue.

Quadro Trello utilizado no projeto

Quadro Trello utilizado no projeto

Fazer produtos como este, aplicando os conceitos das metodologias ágeis e filosofia Lean Startup, de simplicidade, agilidade e entregas incrementais, também significa estabelecer critérios bem definidos de qualidade. O lema é: fazer simples e rápido, mas fazer bem feito. Nunca se deve abrir mão da qualidade que agrega valor ao produto.

Por exemplo, vários estudos, como este da Kiss Metrics, ou este da RadWare, indicam que a performance de um site tem influência direta na experiência do usuário. Quanto mais rápido o site, melhores as taxas de conversão e engajamento.

Por isso, colocamos como um critério de qualidade a performance do site. Fizemos um trabalho muito bacana, só nos bastidores da infraestrutura do produto, diminuindo os tempos de carregamento das páginas entre 41,98% a 91,22%. Veja aqui o relato completo dos testes de performance realizados (com JMeter e W3 Total Cache).

Se você ainda tem dúvidas sobre o valor agregado ao produto, este trecho do infográfico da Kiss Metrics citado anteriormente pode esclarecer:

How web site performance affects shopping behaviour (parte de Infográfico)

How web site performance affects shopping behaviour (parte de Infográfico)

Além disso, também desenvolvemos o produto com foco nas ferramentas de busca (Google), que é onde muitos usuários procuram por opções de presentes. A solução foi concebida para que as páginas apareçam nos resultados de buscas de acordo com as palavras mais pesquisadas em cada época.

Nós ficamos muito felizes de poder contribuir e colaborar no imenso desafio do cliente, atuando da forma que acreditamos ser a mais saudável para a transformação digital: com simplificação e priorizando as funcionalidades para entregar o máximo valor o mais rapidamente possível, sem gastar mais por isso.

O cliente ficou bastante satisfeito e recebeu uma plataforma reutilizável para apresentação sazonal de ofertas de presentes. Foi concebida para o Dia das Mães, já foi usada no Dia dos Namorados e agora está em uso para o Natal.


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