Todos no mesmo Barco

  • 0

Todos no mesmo Barco

Outra dica de leitura. Agora não mais relacionada ao esporte. Ao contrário até. Trata-se de um exemplo que vem da área militar. É isso mesmo!

O livro não é muito recente… Ele é de 2006, mas o acho realmente excelente. Seu nome é “Este barco também é seu” (D. Michael Abrashoff, Ed. Cultrix).

Barco

O Capitão Abrashoff conta a sua experiência no comando do navio de guerra USS Benfold. Ele fala dos desafios de transformar toda uma tripulação de baixa produtividade em uma equipe de alta performance, reconhecida por toda a Marinha americana. Seu navio e suas práticas tornaram-se, inclusive, referências de gestão, quebrando alguns paradigmas militares que vem sendo utilizados desde então.

Alguns dos capítulos indicam bem a linha que o capitão segue, que é bastante participativa. Vejam os tópicos abaixo:
– Lidere pelo Exemplo.
– Ouça com o Máximo de Atenção.
– Comunique o Objetivo e o Sentido.
– Crie um Clima de Confiança.
– Busque Resultados, Não Elogios.
– Assuma Riscos Calculados (você e seu time – com autonomia).
– Vá Além do Procedimento Padrão  (para a cultura americana e militar, ainda por cima, isso é uma tremenda quebra de paradigma).
– Prepapre o seu Pessoal.
– Estimule a União.
– Melhore a Qualidade de Vida de seu Pessoal.

A única restrição que faço ao comandante diz respeito a determinadas ações que ele apresentou. Como parte de uma esquadra, senti falta, em alguns momentos, de um alinhamento com os demais capitães. Talvez, em algumas situações, ele tenha criado algumas inimizades por não compartilhar iniciativas previamente, que poderiam ser aplicatas a todos os barcos e não apenas ao seu. Sem dúvida, este é um ponto de atenção, que os líderes precisam tomar cuidado. Afinal de contas, existe um contexto político (junto aos pares, principalmente) que deve ser melhor tratado. Isso evita “sabotagens” e cria um clima de harmonia não apenas dentro do seu time, mas entre as equipes.

Bem, se vocês quiserem uma prévia antes de adquiri-lo, veja/leia as primeiras partes do livro aqui.

Neste vídeo, vocês podem ver o Mike em uma palestra pregando os seus conceitos. Vale conferir. https://www.youtube.com/watch?v=ekbpvkZ1VeA


Leave a Reply

Receba nosso Boletim

Grátis, diretamente em seu email, artigos sobre métodos de startups aplicados a soluções empresariais.